Visite nosso faceArtCulturalBrasil

UMA CIDADE SEM MEMÓRIA CULTURAL É UMA CIDADE SEM FUTURO HISTÓRICO

Veritas (comentado)


Comentário
Professora de Literatura ArtCulturalBrasil
 Maria Granzoto da Silva
Arapongas - Paraná




Veritas
(José Antonio Jacob)

Um dia ela voltou mais sorridente,
Emudecendo as vozes dos fuzis
E misturou-se ao povo, como a gente,
Na praça pública do meu país...

Ainda que essa igualdade comovente
Passasse em nossa vida por um triz,
(Pois que tudo se foi tão de repente)
No chão da pátria penetrou raiz...

Mas vai distante o aroma dessas flores...
Aonde caminha a paz o mal a espreita,
(Mas onde estão os frutos da colheita?)
Ah! Satã montou seu circo de horrores!

E o fez com “lobo em pele de cordeiro”
Que não se vexa de nutrir seus filhos
Com os parcos recursos maltrapilhos
Da miséria do povo brasileiro.

Sacode o Berço Esplêndido e civil,
Depura o chão da nódoa da cobiça;
Que ferva o sangue nobre da Justiça
No coração valente do Brasil!

Não tarda o solavanco do revés...
- Levanta Justiceira! Ergue teu busto!
Empunha o gládio por causa do justo
E esmaga essa impostura com teus pés!


Introdução

Sentimentos os mais variados latejam e percorrem o meu corpo e mente ao ler VERITAS, do poeta José Antonio de Souza Jacob, um escritor que o Brasil precisa melhor conhecer para encharcar-se em sua sabedoria, em sua Arte de fazer poesia. Li e reli. E continuarei relendo porque a cada nova leitura, novas redescobertas, novas visões de mundo me invadem a alma!

Iniciando pelo fundo musical, o Hino Nacional Brasileiro, executado aos sons de gorjeios incontáveis da nossa já não tão incontável fauna! Hino símbolo da Pátria, cuja letra nem todos dominam... Basta ver pela TV, durante as solenidades públicas... Vergonhoso! Mas, “Veritas”!

O título

É na Idade Média, que pela primeira vez foram escritos tratados sob o título De veritate e a definição medieval de verdade como "adequação do intelecto à coisa", que é bem conhecida.

Nosso objetivo não é o estudo de obras medievais, de autores como Anselmo de Cantuária, Aristóteles, Tomás de Aquino, dentre outros que abordam a questão de Veritas, a Verdade.

A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.

Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo".

Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.

As questões tipicamente debatidas incluem:

- O que pode ser classificado como falso ou verdadeiro?
- Como definir e identificar a verdade?
- A verdade é subjetiva, objetiva, relativa ou absoluta?

O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, qual o portador da verdade (em inglês truth-bearer). Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o portador da verdade. Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Desenvolvimentos da lógica formal trazem alguma luz sobre o modo como nos ocupamos da verdade nas linguagens naturais e em linguagens formais.

Na verdade, o que nos importa é que “Veritas” é veritas!

A primeira estrofe

Um dia ela voltou mais sorridente,
Emudecendo as vozes dos fuzis
E misturou-se ao povo, como a gente,
Na praça pública do meu país...

É evidente que se trata da verdade, do seu retorno! Quem não se lembra da história deste País?

Destacamos, na sociedade brasileira, dois contextos nos quais estas práticas foram utilizadas, de forma abusiva, visando a exclusão de outra história: a dos torturados e exilados políticos. Nos anos 30, tivemos a Ditadura do Estado Novo (1930 a 1945) e nos anos 60, 70 e 80 – a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985).

Segundo Tristão de Athayde,

“o movimento de 64 atuou com muito mais violência e arbítrio do que o de 30, causou mais sofrimentos humanos, baseou-se sociologicamente em um filosofia de segurança nacional, elaborada nos Estados Unidos e brutalmente executada na América Latina”.

O período do Regime Militar Brasileiro foi marcado pela influência da Doutrina de Segurança Nacional e explicitou um conjunto de políticas que, sob a máxima “desenvolvimento com segurança”, articulou medidas de efetivo controle social com estratégias econômicas de maior inserção do Brasil na ordem capitalista internacional. A realização da lógica: “estabilidade e crescimento econômico” só foi possível devido à eliminação pela via da coerção do conflito no interior da sociedade. Em todo o Brasil, a repressão aos grupos “subversivos” se fez presente.

A existência de um regime autoritário provocou a existência de repressão, exílios e prisões. Tais acontecimentos levaram à reação da sociedade civil que exprimiu seu descontentamento de diversas formas, dentre elas: as manifestações de rua entre os anos de 1964 e 1968, o movimento estudantil, a luta armada, as organizações de esquerda, e o movimento pela anistia.

Nossa atenção se volta para o Estado de Minas Gerais, um dos principais focos de resistência ao Regime Militar e onde as ações dos Movimentos pela Anistia mobilizaram sentimentos de solidariedade e apoio aos presos políticos e exilados. Entre as ações destes movimentos destacamos as denúncias de arbitrariedades cometidas com base nos atos de exceção e o apoio às vítimas do autoritarismo militar.

Quem não se lembra do lema dos Movimentos Femininos pela Anistia em todo o país era: “A luta pela Anistia ampla, geral e irrestrita”? Com o tempo, as integrantes dos MFPAs foram percebendo que se tratava de uma luta mais profunda: tratava-se de uma luta pela democracia.

E assim foram “Emudecendo as vozes dos fuzis,”

A segunda estrofe

Ainda que essa igualdade comovente
Passasse em nossa vida por um triz,
(Pois que tudo se foi tão de repente)
No chão da pátria penetrou raiz..

No decorrer da campanha pela anistia formaram-se entidades como “Comitês Brasileiros pela Anistia”, o Movimento “Tortura Nunca Mais”, Comissão “SOS Democracia”, “Comissão dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Belo Horizonte”. Tais entidades continuaram em atividade e têm denunciado o clima de impunidade existente no país e a constante violação dos direitos humanos e de cidadania, tanto dos mortos e desaparecidos políticos do regime militar brasileiro como também, das minorias sociais: negros, mulheres, pobres, etc.

Após o regime militar, verificou-se no Brasil, o agravamento da questão social simultaneamente a uma grave crise econômica. Anos seguidos de recessão, de degradações morais, de corrupções políticas e de impunidades levaram a população a uma apatia, depressão e desesperança. Segundo Álvaro Vieira:

"A nação subdesenvolvida é, portanto um ser social igualmente alienado, um ser cuja essência está fora dele, é possuído por outros, no caso as nações desenvolvidas que detêm o comando de sua economia e por esse meio, o de seu destino".

A transição lenta e gradual para a democracia - posteriormente - desmobilizou os cidadãos e alienou seus interesses. Contudo podemos nos orgulhar da ação da sociedade civil no período da ditadura militar.

Não podemos negar que, se as mudanças culturais dos anos 70 e 80 não atingiram a todos de imediato, seus reflexos persistem na sociedade e foram progressivamente assimilados pelos relutantes guerreiros da moral e dos bons costumes. Se nas décadas de 70 e 80 os valores se concentraram na sexualidade e na liberdade humana, hoje eles são basicamente econômicos. Se antes se lutava pela liberdade, hoje, esta luta se perdeu no meio do caminho, que não nos leva mais a uma "utopia", mas sim a um meio termo: onde não se tem nem liberdade “de fato” (visto que sobrevivem persistentemente em nossa sociedade, os resquícios da moral tradicional e da sociedade autoritária), nem independência econômica. Daí “(Pois que tudo se foi tão de repente)”...


A terceira estrofe


Mas vai distante o aroma dessas flores...
Aonde caminha a paz o mal a espreita,
(Mas onde estão os frutos da colheita?)
Ah! Satã montou seu circo de horrores!


E que há de negar? Presenciamos a unificação de interesse na reivindicação de “impeachement” do ex-presidente Collor. Os intrépidos cara-pintadas, uma réplica do “Para não dizer que não falei de flores...” Todas essas manifestações demonstraram que a população brasileira é sempre ativa na defesa das causas democráticas. Contar a história desses movimentos é resgatar as entrelinhas e os silêncios da narrativa histórica oficial. É desvendar sonhos e utopias silenciados pelos gritos, espancamentos, mutilações. Ouvir os "murmúrios" dos arquivos e dos documentos é registrar paixões, ideologias, costumes, valores de uma determinada facção social, emudecida pela omissão historiográfica. Resgatar esta história é resgatar parte de nossa memória, uma memória de luta, de resistência, de desaparecidos e torturados. Trata-se de uma análise sobre o pensamento político de pessoas que romperam laços autoritários de dominação e ajudaram a mudar a história do Brasil.


A quarta estrofe


E o fez com “lobo em pele de cordeiro”
Que não se vexa de nutrir seus filhos
Com os parcos recursos maltrapilhos
Da miséria do povo brasileiro.


“ Da miséria do povo brasileiro.” Euclides da Cunha, em “Os Sertões”, escreveu sobre os “traços mais expressivos das sub-raças brasileiras”. Jagunços, tabaréus, caipiras... A força motriz da História...Ah, se ele soubesse... Descamisados, sem-teto, sem assistência médica eficaz, sem-terra, “n” variedade de bolsas que não estão nas vitrines... (sem entrar no vergonhoso  mérito dos aviltosos "desvios" da merenda escolar;  obra covarde e desonrosa de certos políticos que corrompem os costumes e o gosto do povo brasileiro.  


 quinta estrofe


Sacode o Berço Esplêndido e civil,
Depura o chão da nódoa da cobiça;
Que ferva o sangue nobre da Justiça
No coração valente do Brasil!


Voltando ao Euclides da Cunha: “ E tanto quanto o permitir a firmeza do nosso espírito façamos jus ao admirável conceito de Taine sobre o narrador sincero que encara a História como ela merece:

“...Il s’ irrite contre les demi vérités que sont des demi faussetés, contre les auteurs qui n’altèrent ni une date, ni une généalogie, mais dénaturent les sentiments et les moeurs, qui gardent le dessin des événements et en changent la couleur, qui copient les faits et défigurent l'âme; il veut sentir en barbare, parmi les barbares, et, parmi les anciens, en ancien.”

Euclides da Cunha.
São Paulo, 1901
Obtida de

Precisa comentar mais?
Vamos então à última estrofe:

Não tarda o solavanco do revés...
- Levanta Justiceira! Ergue teu busto!
Empunha o gládio por causa do justo
E esmaga essa impostura com teus pés!

Em outros pleitos estaremos elegendo os ditos “ nossos represententes “, aqueles que, segundo consta, defenderão nossos direitos com a maior retidão possível.

Serão os nossos “ Veritas “!
É hora do “solavanco do revés"!

Não sejamos ou não continuemos analfabetos!

Lembrando Bertolt Brecht, “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. “

Encerro com um trecho do texto de Maria Lucia Victor Barbosa, datado de 29/08/2010

“Em que pese o grande progresso material atingido pela humanidade no que tange aos avanços da ciência, da tecnologia e dos meios de comunicação, vivemos grandes paradoxos. Entre os absurdos da atualidade se pode observar que, apesar do acesso ao conhecimento e à informação, algo nunca antes existido para as grandes massas populacionais em todo planeta, o ser humano permanece ignorante e desinformado. Por conta disso, aumenta a manipulação dos poderes político e econômico e se vive um tempo de nulidades que são aceitas e projetadas com êxito na literatura, na música, no teatro, nas artes plásticas, no esporte, na economia na política, enfim, em todas as atividades que se tornam vulgares, artificiais, aviltadas.

No que diz respeito à política não é difícil constatar que o Brasil se tornou o reino das nulidades, algo que se vem acontecendo de forma acentuada por aqueles que não convivem de maneira harmoniosa. Como conseqüência, o eleitor sofreu um retrocesso voltando aos tempos que lembram a obra de Victor Nunes Leal, “Coronelismo, Enxada e Voto”. Em novos tempos, novos votos de cabresto, novos currais eleitorais.”

“Veritas” , poeta Jacob! O Brasil precisa de “Veritas”!


"Não tarda o solavanco do revés...
- Levanta Justiceira! Ergue teu busto!
Empunha o gládio por causa do justo
E esmaga essa impostura com teus pés!"

(José Antonio Jacob)

...

Conclusão


Hipérboles, metáforas, comparações, anacolutos, anáforas, catacreses... Enfim, a História do Brasil está povoada de figuras, nem sempre “veritas”!

...

Texto de Maria Granzoto da Silva

Extraído do blog

...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. 1. ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1984.

2. 2. ARQUIDIOSE de São Paulo. Brasil, Nunca Mais. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

3. 3. BACHA, Edmar. & KLEIN, Herbert (Org.). A transição incompleta. Brasil desde 1945. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

4. 4. BANDEIRA, Moniz. O governo João Goulart: as lutas sociais no Brasil ( 1961 - 1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977. ( Retratos de Brasil, 110).

5. 5. BENEVIDES, Maria Vitória de M. A Cidadania Ativa. São Paulo: Ática, 1991.

6. 6. BORGES, Maria Eliza Linhares. Estado, Partidos e Movimentos Sociais. In: Revista do Departamento de História. Belo Horizonte: FAFICH / UFMG. Nº 4, p. 25-36. Jun. 1987.

7. 7. CAMARGO, Aspácia.& DINIZ Eli. (Org.). Continuidade e mudança no Brasil da Nova República. São Paulo: Vértice, 1989.

8. 8. CARVALHO, Luis Maklouf. Mulheres que foram à luta armada. São Paulo: Globo, 1998.

9. 9. CHAUÍ, Marilena & FRANCO, Maria Eliza de Carvalho. Ideologia e Mobilização Social. São Paulo: Paz e Terra/ CEDEC, 1985.

10. 10. CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

11. 11. D'ARAÚJO, Maria Celina (Org.). Os anos de chumbo - memória militar sobre a repressão. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

12. 12. DINIZ, Eli. A transição política no Brasil: uma reavaliação da dinâmica da abertura. Dados. v. 28, n. 3, 1985.

13. 13. DREIFUSS, René A. 1964: A Conquista do Estado. Ação Política, Poder e Golpe de Classe. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1981.

14. 14. FIGUEIREDO, Angelina C. Democracia ou Reformas? Alternativas democráticas à crise política. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

15. 15. FLORIN, José Luís. O regime militar de 1964. Discursos e ideologia. São Paulo: Atual, 1988.

16. 16. FON, Antônio Carlos. Tortura - A História da Repressão Política no Brasil. São Paulo: Global Editora e Distribuidora, 1979.

17. 17. GOES, Walder de. & CAMARGO, Aspásia. O Drama da Sucessão e a Crise do Regime. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

18. 18. GÓES, Walder. O Brasil do General Geisel. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

19. 19. GORENDER, Jacob. Combate nas trevas. São Paulo: Ática, 1987.

20. 20. HABERT, Nadine. A Década de 70. Apogeu e crise da ditadura militar brasileira. 2ª ed.. São Paulo: Editora Ática, Série Princípios, 1994.

21. 21. HOLANDA, Heloísa Buarque e GONÇALVES, Marcos. Cultura e Participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1985.

22. 22. KIRSCHE, Paulo (Org.) . Brasil: do "milagre" a "abertura". São Paulo:Cortez, 1982.

23. 23. KLEIN, L. e FIGUEIREDO, M. Legitimidade e coação no Brasil Pós-64. Rio de Janeiro: Forense, 1978.

24. 24. KUCINSKI, Bernardo. Abertura, a história de uma crise. São Paulo: Ed. Brasil-Debates, 1982.

25. 25. LAMOUNIER, Bolívar (Org. ). De Geisel a Collor: o balanço da transição. São Paulo: Sumaré, 1990.

26. 26. LE GOFF, Jacques. Memória. In: Memória/História. Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Casa da Moeda, 1984. p. 11-50

27. 27. LIMA, Haroldo e ARANTES, Aldo. História da ação popular. Da JUC ao PC do B. São Paulo: Alfa-Omega, 1984.

28. 28. LINHARES, Maria Yeda (org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

29. 29. MARTINS, João Roberto Filho. Movimento Estudantil e ditadura militar (1964-68). Campinas: Papirus, 1987.

30. 30. MARTINS, Roberto Ribeiro. Liberdade para os brasileiros - anistia ontem e hoje.2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

31. 31. MATOS, Ogário. Paris 1968: as barricadas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

32. 32. MELLO, Maria Amália (Org.). 20 anos de resistência, alternativas da cultura do regime militar. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1986.

33. 33. MORAES, Dênis de. A esquerda e o Golpe de 64: vinte e cinco anos depois, as força armadas repensam seus mitos, sonhos e ilusões. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.

34. 34. NEVES, Lucília de Almeida. DULCI, Otávio Soares & MENDES, Virgínia S. (orgs.) Edgar de Godói da Matta Machado. Fé, Cultura e Liberdade. São Paulo, Loyola; Belo Horizonte, UFMG, 1993.

35. 35. O'DONNEL, Guilherme et. al. O estado autoritário e os movimentos populares. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

36. 36. OLIVEIRA, Ana Cristina Maria Rodrigues de. Helena Greco, eu te batizo, Anistia. Belo Horizonte, 1983.

37. 37. PERRONE, Fernando. Praga, São Paulo, Paris. 68, relato de guerras. São Paulo: Busca Vida, 1988.

38. 38. RAPOSO, Eduardo. 1964 - 30 Anos Depois. Rio de Janeiro: Agir, 1994.

39. 39. REIS, Daniel Aarão e MORAIS, Pedro. 1968: a paixão de uma utopia. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.

40. 40. RODRIGUES, Marly. A Década de 80. Brasil: quando a multidão voltou às praças. 2ª ed. São Paulo: Editora Ática, Série Princípios, 1994.

41. 41. SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena (1970-1980) Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

42. 42. SADER, Emir.(org.) Movimentos Sociais na Transição Democrática. São Paulo: Cortez, 1987.

43. 43. SILVA, Francisco Carlos Teixeira. A modernização autoritária - do golpe militar à redemocratização (1964 - 1984) .In: LINHARES, Maria Yeda (Org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

44. 44. SIMÕES, Solange de Deus. Deus, Pátria e Família. As mulheres no golpe de 64. Petrópolis: Vozes, 1985.

45. 45. SINGER, Paul. A Crise do Milagre. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

46. 46. SKIDOMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

47. 47. SORJ, Bernard et ali. Sociedade e política no Brasil pós-64. São Paulo: Brasiliense,1983.

48. 48. STARLING, Heloísa. Os senhores das Gerais: Os Novos Inconfidentes e o Golpe de 64. Petrópolis: Vozes, 1986.

49. 49. STEPAN, Alfred. Os militares na política. Rio de Janeiro:Artenova, 1975.

50. 50. TRINDADE, Sérgio. Dilemas da abertura política. Porto Alegre: Sulina, 1982

51. 51. VASQUEZ, Ana e ARAUJO, Ana Maria. Exils latino-américains. La malédiction d’Ulysse. Paris, CIEMI, L’Harmattan, 1998.

52. 52. VENTURA, Zuenir. 1968: o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

53. 53. WEFFORT, Francisco C. Por que democracia? 4ª ed. São Paulo: Brasiliense,1986



Sites relacionados
(Google) 

Teoria e Storia dell'Ontologia

Théorie et Histoire de l'Ontologie

Theorie der Geschichte und Ontologie

Mobile versão do site para celular e usuários de laptop:

Teoria e História da Ontologia (versão Mobile)

A versão em PDF de todas as páginas também está disponível:

Teoria e História da Ontologia (versão PDF)

Mercantante, Anthony S. O fato de Encyclopedia of Mythology Arquivo Mundial e Legend. Fatos em File, 1988, p. 654, ISBN 0-8160-1049-8.

Realização


Um comentário:

  1. Emocionada com maior intensidade do que sempre sou, venho a público manifestar as mais sinceras congratulações ao Poeta José Antonio Jacob e a todos os dirigentes do blog ArtCulturalBrasil pela brilhante e merecida conquista obtida com o nível no PageRank do Google! Para quem entende um pouco ( ou muito ) do assunto, sabe que tal meritória assemelha-se a ser o vencedor numa copa mundial. Em se tratando de Literatura, o mérito é ainda inigualável! Justa porque verdadeira! Veritas! Maria Granzoto

    ResponderExcluir