Visite nosso faceArtCulturalBrasil

UMA CIDADE SEM MEMÓRIA CULTURAL É UMA CIDADE SEM FUTURO HISTÓRICO

Literatura de Cordel

Nesta página comemoramos 100.000 (CEM MIL VISITAS)
Página Maria Granzoto
Editora de Literatura Brasileira ArtCulturalBrasil
Arapongas - Paraná

_______________________________________________

Brasileiros não leem?

O Blog ArtCulturalBrasil chega a 100.000 visitas, em apenas dois anos! Claro que nem só os brasileiros o acessam, pois é notória a presença de visitantes de outros países!

Alguns ousam dizer que não há difusão da leitura, especialmente no Brasil, com o que discordo e os números aí estão para comprovar.

Em homenagem ao grande feito de um trabalho sério do blog, através de seus dirigentes, abordarei a temática da Literatura de Cordel, atualmente em destaque na TV, bastante popular entre os que gostam de novelas.



O que é origem

A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizados desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas, como roupas no varal. As primeiras manifestações da literatura popular no ocidente ocorreram por volta do século XII. Peregrinos encontravam-se no sul da França, em direção à Palestina; no norte da Itália, para chegar à Roma; e ainda na Galícia, no santuário de Santiago.

Nesses encontros eram transmitidas as histórias e compostos os primeiros versos, de forma muito primitiva.

O que interessa para nós é que foi dessa forma que surgiram os primeiros núcleos de cultura regional que se espalharam pela Europa e, posteriormente, pela América.

Chegada ao Brasil

A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente na região Nordeste do Brasil. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares. O nome de Cordel teve origem em Portugal, onde os livretos, antigamente, eram expostos dependurados em barbantes, conforme ilustração acima.

Devido ao atraso da chegada da imprensa por aqui e seu acesso pelo público, as produções literárias de populares tiveram seu apogeu apenas no século XX.

Nossa literatura de cordel é caracterizada, principalmente, pela poesia popular. A prosa aparece muito mais na forma oral, que passa de geração para geração.

Como é uma manifestação muito mais cultural do que intelectual, destaca-se em regiões onde a cultura é mais valorizada e delineada. Aqui no Brasil essas regiões são a Nordeste e a Sul.

De custo baixo, geralmente estes pequenos livros são vendidos pelos próprios autores. Fazem grande sucesso em estados como Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Bahia. Este sucesso ocorre em função do preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região.

Os principais assuntos retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades etc.

Em algumas situações, estes poemas são acompanhados de violas e recitados em praças com a presença do público.

Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Mais recentes, podemos citar os poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva- vide artigo no Blog), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.

Vários escritores nordestinos foram influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: João Cabral de Melo, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.

Cuíca de Santo Amaro foi o mais terrível poeta popular. Fazia denúncias contra corruptos e poderosos de sua época.Seria oportuno se tivéssemos um desses poetas no Brasil de hoje! Era amigo íntimo de Jorge Amado, que o incluiu como personagem em suas produções Tereza Batista, Cansada de Guerra e no conto A morte de Quincas Berro D’água.

Afinal, temos ou não um país de leitores?

Tudo isso não significa que o brasileiro lê. Significa que a literatura popular está longe de desaparecer e continua aí para, talvez, ser uma primeira opção na luta pela difusão da leitura no Brasil.

Literatura Oral

Faz parte da literatura oral os mitos, lendas, contos e provérbios que são transmitidos oralmente de geração para geração. Geralmente, não se conhece os autores reais deste tipo de literatura e, acredita-se, que muitas destas estórias são modificadas com o passar do tempo. Muitas vezes, encontramos o mesmo conto ou lenda com características diferentes em regiões diferentes do Brasil. A literatura oral é considerada uma importante fonte de memória popular e revela o imaginário do tempo e espaço onde foi criada. Muitos historiadores e antropólogos estudam este tipo de literatura com o objetivo de buscarem informações preciosas sobre a cultura e a história de uma época. Em meio a ficção, resgata-se dados sobre vestimentas, crenças, comportamentos, objetos, linguagem, arquitetura etc.

Podemos considerar como sendo literatura oral os cantos, encenações e textos populares que são representados nos folguedos. Exemplos de mitos, lendas e folclore brasileiro: saci-pererê, curupira, boto cor de rosa, caipora, Iara, boitatá, lobisomem, mula-sem-cabeça, negrinho do pastoreio.

Literatura de Cordel é uma modalidade impressa de poesia, original do Nordeste do Brasil, que já foi muito estigmatizada, mas hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Devido ao linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição dos textos essa modalidade de literatura nem sempre foi respeitada, e já houve até quem declarasse a morte do cordel, mas ainda não foi dessa vez.

A cada dia os textos são mais valorizados por todo o Brasil e pelo mundo. Os textos são publicados em livretos fabricados praticamente de forma manual pelo próprio autor. Eles têm geralmente 8 páginas mas podem ter mais, variando entre 8 e 32. As páginas medem 11x16cm e são comercializadas pelos próprios autores. Há alguns livros publicados, mas no geral a venda acontece dessa maneira. Leandro Gomes de Barros e João Martins de Atahyde são dois dentre os primeiros poetas; e estes já possuem livretos publicados por editoras, sendo vendidos e reeditados constantemente. Não há como contar a quantidade de exemplares, pois a cada tiragem milhares de exemplares são vendidos.

Assim como muitos itens dos que compõem a nossa cultura, a literatura de cordel tem origem em Portugal. Os autores das poesias se denominam trovadores e geralmente quando as declamam são acompanhados por uma viola, que eles mesmos tocam.

No Brasil prevalece a produção poética, mas em outros locais nota-se a forte presença da prosa. A forma mais freqüentemente utilizada é a redondilha maior, ou seja, o verso de sete sílabas poéticas. A estrofe mais comum é a de seis versos, chamada sextilha. E o esquema de rimas mais comum é ABCBDB.

Os temas são os mais variados, indo desde narrativas tradicionais transmitidas pelo povo oralmente até aventuras, histórias de amor, humor, ficção, e o folheto de caráter jornalístico, que conta um fato isolado, muitas vezes um boato, modificando-o para torná-lo divertido. Ao mesmo tempo em que falam de temas religiosos, também falam de temas profanos. Escrevem de maneira jocosa, mas por vezes retratam realidades desesperadoras. Outra característica é o uso de recursos textuais como o exagero, os mitos, as lendas, e atualmente o uso de ironia ou sarcasmo para fazer críticas sociais ou políticas. Usar uma imagem estereotipada como personagem também é muito comum, às vezes criticando a exclusão social e o preconceito, às vezes fazendo uso dos mesmos através do humor sarcástico. Além dos temas “engajados”, se assim podemos chamá-los, há também cordéis que falam de amor, relacionamentos pessoais, profissionais, cotidiano, personalidades públicas, empresas, cidades, regiões, etc.

Uma das características desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Os cordéis não tem a característica de serem impessoais ou imparciais, pelo contrário, na maioria das vezes usam várias técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor acate a idéia proposta.

Ai! Se sêsse!…

Autor: Zé da Luz

Se um dia nós se gostasse;

Se um dia nós se queresse;

Se nós dois se impariásse,

Se juntinho nós dois vivesse!

Se juntinho nós dois morasse

Se juntinho nós dois drumisse;

Se juntinho nós dois morresse!

Se pro céu nós assubisse?

Mas porém, se acontecesse

qui São Pêdo não abrisse

as portas do céu e fosse,

te dizê quarqué toulíce?

E se eu me arriminasse

e tu cum insistisse,

prá qui eu me arrezorvesse

e a minha faca puxasse,

e o buxo do céu furasse?…

Tarvez qui nós dois ficasse

tarvez qui nós dois caísse

e o céu furado arriasse

e as virge tôdas fugisse!!!

FIM


Referências bibliográficas

ABREU, Márcia. 2002. Relações entre folhetos de cordel e literatura erudita. In Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 22, p. 199-218, julho/dezembro.

ALVES, Alberto. 2001.. . .,,.~.,] O cordel e suas histórias: medicina preventiva. São Paulo: Abooks.

AZEVEDO, Carlos Alberto. 1973. O heróico e o messiânico na literatura de cordel, In: Revista de Cultura Vozes, Petrópolis, v.67, n.9.

BATISTA, Abraão. 1989. Literatura de cordel: antologia. São Paulo: Global.

BORGES, Francisca. 1998. Poesia de Cordel: relações icônico-textuais. Texto apresentado no IV CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, de 12 a 16 de setembro de 1998, em Recife – PE.

BURKE, Peter. 2007. Gravura popular brasileira, In: Revista do IEB, n.44, fevereiro.

CANTEL, Raymond. 1972. Temas da atualidade na literatura de cordel. São Paulo: Eca/Usp.

CARVALHO, Gilmar de. 2001. Xilogravura: doze escritos na madeira. Fortaleza: Editora do Museu do Ceará. __________. 2000. Desenho gráfico popular. São Paulo: Cadernos do IEB. __________. 1995. Xilogravura: os percursos da criação popular. In Revista do IEB, n.39.

CASCUDO, Luís da Câmara. 1984. Literatura oral no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia. __________. [1939] 2005. Resumo biográfico dos cantadores: Leandro Gomes de Barros. In: Vaqueiros e cantadores, SP: Global. __________. 2001. Locuções tradicionais no Brasil. São Paulo: Global.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO. 1985. Cordel em São Paulo: texto e ilustração.

DIEGUES, Manuel; SUASSUNA, Ariano et alii. 1986. Literatura popular em verso: estudos. SP: Vila Rica.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. 2001. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica.

GONÇALVES, Marco Antonio. 2007. O mundo poético do cordel: um ponto de vista antropológico. Mimeo. Texto inédito.

LIMA, Egídio de Oliveira. 1978. Os folhetos de cordel. João Pessoa: Editora Universitária/UFPb.

MACHADO, Franklin. 1982. Cordel: xilogravura e ilustrações. Rio de Janeiro: Editora Codecri.

MEYER, Marlyse. 1980. Autores de cordel. São Paulo: Abril Cultural.

PROENÇA, Manuel Cavalcanti. 1977. A ideologia do cordel. Rio de Janeiro: Ed. Imago.

RAMOS, Everardo. 2000. A paisagem na xilogravura nordestina: conquista e transfiguração do espaço, In: Salgueiro, H.A. (Ed.) Paisagem e Arte: a invenção da natureza, e evolução do olhar, São Paulo: Comitê Brasileiro de História da Arte. _______________. 2005. Du marché au marchand. La gravure populaire brésilienne. Gravelines: Musée du Dessin et de L’Estampe Originale.

ROMERO, Sílvio. 1977. Estudos sobre a poesia popular do Brasil. 2ª edição. Petrópolis: Vozes.

SANTINI et alii. 2006. Cordel e Ciência: a ciência em versos populares. RJ: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

SOUZA, Liêdo. 1976. Classificação popular da literatura de cordel. Petrópolis: Vozes.



3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!

    gosta de arte e poesia, então venha conhecer a minha? venha então me visitar em:
    www.soliloquioaolonge.blogspot.com

    vou te seguir, se retribuir será uma honra!

    um grande abraço...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! o seu blog é um sucesso.

    ResponderExcluir